Travessia Lapinha Tabuleiro Pico da Lapinha + Pico do Breu (agosto /21)
부근 Lapinha da Serra, Minas Gerais (Brazil)
조회수 9273회, 다운로드 횟수 523회
트레일 사진



일정 설명
0,5 Km – Início da trilha. Neste local tem uma bela vista da montanha e do Lago da Lapinha. A entrada para acessar a montanha é pela entrada da cachoeira do rapel.
2,4 Km - Primeira parada para recuperar o folego. Daqui dá para ver o desafio para chegar no Pico da Lapinha .
4,7 Km – Chegada no ponto de apoio da Fazenda do Breu. Neste ponto cobra-se o valor de R$ 25,00. O valor é alto, porém existe uma boa infraestrutura com água potável e banheiros limpos. Quem vai apenas no Pico da Lapinha pode deixar a mochila neste ponto e subir apenas com o necessário. As trilhas que dão acesso aos Picos do Breu e Pico da Lapinha são mantidas pelo pessoal da Fazenda e são bem sinalizadas.
6,2 Km – Chegada ao topo do Pico da Lapinha. Altitude 1686 Mt Para acessar o pico é necessário fazer uma pequena “escalaminhada”. No início desta subida se olhar para cima assusta com o desnível que terá que vencer, porém é só ir devagar e com cuidado que chega ao cume sem muitas dificuldades. Tem uma bela vista de todo o arraial da Lapinha, é a vista mais bonita da travessia. demos azar que o tempo estava encoberto com muitas nuvens
10,0 Km – Chegada ao pico do Breu. Altitude 1687 Mt. A travessia entre os dois picos é relativamente tranquila, a dificuldade é descer do pico da Lapinha e fazer uma outra “escalaminhada” para acessar o cume do pico do Breu. Nesta segunda “escalaminhada”, embora seja menor que do pico da Lapinha, é um pouco mais acidentada e precisa de muita atenção pois tem algumas áreas com risco de queda. A vista também é muito bonita, demos mais sorte que o tempo estava mais aberto.
12,6 Km – Rio Parauninha. Este trecho é o mais difícil da travessia. A descida do Pico do Breu é feita pelo lado oposto da subida. Não tem uma trilha claramente definida e é uma descida longa ( +- 1,5Km) muito íngreme no meio de pedras soltas, tem que ser feito com muito cuidado e estar com calçados adequados pois o risco de escorregar é muito grande, um cajado também ajudou muito. Demoramos quase uma hora para percorrer este trecho. Para compensar pudemos refrescar no belo Parauninha.
19,0 Km – Ponto de Apoio do Chico Lage. A trilha para chegar ao Chico Lage é feita praticamente toda em estradinha. No Km 17,5 tem a entrada do Parque Estadual do Tabuleiro onde tem um ponto de controle de quem entra no parque, quando passamos não tinha ninguém. Deste ponto até a chegada no Chico Lage é praticamente o único trecho percorrido com sombra em mata fechada. Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Celi. Acho que fizemos uma boa opção em pernoitar no Chico Lage, para quem faz a travessia pelos dois picos este ponto está muito bem localizado pois já estava no final da tarde após 08 horas de caminhada. Além da hospitalidade, tem uma bela cachoeirinha com um bom poço para um mergulho refrescante e relaxante para se preparar para o segundo dia da jornada. Contato para Reserva: 31-98304.0183 Sr. Chico Lage; 31-97179.7716 Sr. Celi; e.mail franciscolages45@gmail.com
24,0 Km – Entroncamento para subida até o topo da cachoeira tabuleiro e desvio para acesso à portaria do parque. Ao retornar do topo da Cachoeira teremos que voltar neste entroncamento para pegar a trilha que leva à portaria do parque. Muitas pessoas deixam suas mochilas escondidas neste local para não levar peso desnecessário no trecho de acesso à cachoeira.
27,0 Km – Chegada no Topo da Cachoeira Tabuleiro. Este trecho tem uma descida forte de 2Km, até chegar na cachoeira, obviamente que na volta será uma subida forte de 2Km, por isto as pessoas deixam suas mochilas com peso no entroncamento. Nós não deixamos e percorremos este trecho com todo o peso que levamos.
27,5 Km – Chegada à queda da cachoeira. 273Mts de queda livre. Para chegar ao local da queda tem que percorrer um canion com vários poços e pequenas quedas d’agua. O local é maravilhoso vale à pena todo o esforço. Em época de chuva o acesso fica restrito pois o leito do rio é o caminho para se chegar à queda principal.
31,0 Km - Retorno ao entroncamento. Depois de relaxar na cachoeira tem que enfrentar os 02 Kms de subida.
33,1 Km. Tem um erro no traçado do meu Mapa, ela indica um trecho de 500 metros por uma trilha muito ruim. O melhor é seguir a trilha principal à esquerda e retomar o traçado do mapa após estes 500 metros.
35,8 km - Mirante da Queda – Local onde se tem uma vista privilegiada da queda d’agua até o poço da parte baixa. Quando fomos o volume d’agua estava baixo e quase não se via a água chegando em baixo, boa parte dispersa com o vento ou evapora. Esta vista com volume d’agua alto deve ser algo fantástico.
36,5 Km – Portaria do parque fim da Jornada. Faltando apenas 700 metros para finalizar a jornada, este trecho parece que nunca termina, é a mesma sensação de quando estamos apertado para ir ao banheiro, quanto mais perto o banheiro está mais apertado a gente. Aqui o nosso carro já estava nos aguardando, ele foi resgatado na Lapinha pelo guia Gil 31 9.7150.4109.
웨이포인트

Ponto de apoio
Neste ponto cobra-se o valor de R$ 25,00. O valor é alto, porém existe uma boa infraestrutura com água potável e banheiros limpos. Quem vai apenas no Pico da Lapinha pode deixar a mochila neste ponto e subir apenas com o necessário. As trilhas que dão acesso aos Picos do Breu e Pico da Lapinha são bem sinalizadas.

Rio Parauninha. Após descido do pico do Breu
Um bom lugar para refrescar após a descida do pico pelo lado oposto. A descida é muito íngreme e cheio de pedras soltas requer muito esforço e atenção. Esta descida é o pior trecho da trilha.

Poço logo após o ponto de apoio Chico Lage.
Fazer o pouso no Chico Lage é uma ótima opção. Se chegar antes de anoitecer vale um mergulho para relaxar nestes poços. Depois é saborear uma deliciosa refeição junto ao fogão de lenha da casa de hospedagem

Vista do arraial Tabuleiro
Início trilha de atalho do retorno da cachoeira para seguir em direção à parte baixa. Neste ponto vale a pena esconder as mochilas pesadas no meio do mato para não carregar até o topo da cachoeira. Tem um longo trecho íngreme que será feito nos dois sentidos, leve apenas água e alimentos. Um pouco mais á frente tem a interseção principal, que está bem sinalizada para o atalho, porém se for esconder as mochilas acho este ponto melhor.

Interseção principal para atalho de retorno à parte baixa da cachoeira.
Aqui também vale a pena deixar as mochilas.

Chegada à portaria do Parque
Acesso à parte baixa da cacheira. Não fomos porque estava interditada, teremos que voltar...
Bela descrição. Foi tranquilo fazer em 2 dias ao invés de 3?
Com um bom preparo é tranquilo fazer em dois dias, porém não dá tempo para fazer grandes paradas ao longo do caminho. Fazer em 03 dias pode ser interessante para desfrutar melhor das cachoeiras e paisagens.
Obrigado! Seu log está excelente.
Bom dia! Reservei o abrigo do Sr Celi. Atende bem? Limpinho? Também vou resgatar o carro com o Gil!
Obrigado!!!
Bom dia. É uma boa opção, a casa é simples porém é até bem confortável considerando uma opção de pouso. O Celi é muito simpático e atencioso. Na casa tem internet quando fui ele esqueceu de nos avisar. No fundo da casa tem um poço muito bacana que dá para refrescar se chegar antes do anoitecer. Boa travessia.
저는 이 트레일을 따라가 보았습니다 더 보기
정보
따라 가기 쉽다
경치
중간
Obrigado pelo log! Segui perfeitamente. Só na descida para a portaria havia uma pequena divergência em relação à trilha... Mas nada que atrapalhasse o passeio!
Parabéns pela descrição perfeita: Telefones, contatos, etc.
Só uma dica que já adicionei também ao meu log: O Parque Municipal do Tabuleiro agora pede cadastro prévio antes da travessia. Segue o link: https://linktr.ee/parquenaturaltabuleiro
Obrigado mais uma vez! E sim, os últimos metros parecem que não acabam nunca hahahahaha!
Como está o sinal de celular na trilha? Estou pretendendo em fazer nesse fim de semana e surgiu essa dúvida
Henrique, na trilha não pega celular. No ponto de apoio tem acesso a Internet. Boa caminhada
저는 이 트레일을 따라가 보았습니다 더 보기
정보
따라 가기 쉽다
경치
어려움
Fizemos a trilha seguindo esse tracking no feriado de Tiradentes! Rota sensacional, obrigado!
저는 이 트레일을 따라가 보았습니다 더 보기
정보
따라 가기 쉽다
경치
어려움
Olá!
Fiz essa trilha em 27/05/2022, o mapeamento e as informação estão excelentes. Obrigado pelos detalhes eles foram bem úteis.
Apenas reforçando, a descida do pico do Breu sentido prainha é puxado ainda mais para quem estiver de cargueira.
Evitaria essa rota se estivesse em um grupo grande ou com quem não estivesse acostumado
.
É possível fazer em 2 dias? Claro que é.... Mas considere que não poderá desfrutar de muita coisa com tranquilidade. Creio não ser possível fazer parte alta e baixa da cachoeira nesse tempo.
Não tem sinal de celular durante a trilha.
Abraços!
Oi Klaiton, vou fazer a travessia novamente no dia 04/06/22, desta vez vou pela rota contornando os picos, pois estaremos em um grupo que não está acostumado e a descida do Pico do Breu è Hard.
Boa tarde amigos!!!
Acabamos de seguir essa trilha.
A descida do breu é hardddddd, mas conseguimos chegar
저는 이 트레일을 따라가 보았습니다 인증됨 더 보기
정보
따라 가기 쉽다
경치
중간
As informações de localização estão muito boas! Obrigada por terem gravado a trilha!
Excelente
4Ron
Legau
Bom dia. Conhece um guia para este roteiro? Ou dá pra fazer sem guia ?
É possível fazer sem Guia, se você tiver facilidade para seguir a trilha pelo wililoc. Se optar em contratar Guia indico o Gil 55 31 7150-4109
Bom dia, gostaria de uma orientação em relação aos horários, vamos começar a trilha por volta de 12:00, por volta de que horário conseguiria chegar no ponto de apoio do Sr celi?
Natália, acho arriscado iniciar a trilha neste horário. Você provavelmente fará uma parte à noite. Quando fizemos saímos da Lapinha às 8 horas e chegamos no Celi por volta das 17 horas.
Fez em quantos dias/horas?
Leandro, fizemos em 02 dias. O primeiro dia é mais puxado.
Ok. Obrigado!
Boa tarde, Fernando! Excelente o seu tracklog/relato. Vou fazer a travessia em maio e após pesquisar optei por fazer este seu percurso, pelos picos, inclusive ficando no Chico Lage. Já entrei em contato com ele por e-mail. Pretendo fazer bate e volta Lapinha até a portaria do tabuleiro em 3 dias, especialmente porque vou estar leve, já que no Chico Lage vou ficar em cama e poupar peso de barraca/saco de dormir.
Uma dúvida com relação à navegação, a descida do Breu, que é a pior parte da travessia, segundo seu relato, confirmado pelos comentários, é bem sinalizada? Tipo, fica claro onde é pra descer? Existe algum outro ponto em que a navegação pode ser um problema?
Obrigado!!
Oi Leo. As trilhas de modo geral são bem marcadas. Tem alguns trechos que podem gerar dúvida, pois tem trilhas que tem algumas interseções. O tracklog vai ajudar a não errar. Quando eu fiz a trilha não localizei nenhum ponto de marcação para descer do Breu, como poucas pessoas se aventuram a fazer este trajeto acho que não deve ter alterado a situação. Do topo do pico dá para avistar o ponto de chegada na base (rio parauninha) e fui seguindo no rumo para não errar o local de chegada final . Provavelmente você não conseguirá seguir o tracklog neste trecho, pois terá que escolher os melhores lugares para pisar e se apoiar para descer com segurança.
Foi o que eu imaginei. Blz, importante ir sabendo disso. Obrigado!
Rola fazer acampando selvagem? Se sim em que pontos?